A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, promoveu, na tarde desta terça-feira, 16, na Praça Rui Barbosa, durante a programação da Vila Junina, mais uma edição da Vilinha Junina, ação que integra o calendário do Melhor São João da Bahia e é voltada aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal. Estiveram presentes a secretária de Educação, Elvia Sampaio; a diretora do Departamento Pedagógico, Mirella Menezes; a diretora do Departamento de Projetos, Poliane Bulhões; a diretora do Departamento Administrativo, Zayra Caroso; além da equipe técnica da Secretaria de Educação; gestores escolares; professores; coordenadores pedagógicos; e familiares dos alunos.

A atividade reuniu dezenas de estudantes de 23 escolas que, com figurinos típicos e muita animação, protagonizaram apresentações de quadrilhas juninas, encantando o público presente. Cada passo ensaiado, cada sorriso e cada olhar cheio de emoção revelaram a importância da valorização das tradições desde a infância, fortalecendo o sentimento de pertencimento e de identidade cultural. Ao envolver as crianças na vivência das danças, das cores, dos sons e dos costumes do São João, a iniciativa estimula o desenvolvimento motor, a socialização e a criatividade, representando a aplicação prática de metodologias que reconhecem a brincadeira e a expressão artística como ferramentas essenciais para a formação integral do aluno.

A secretária de Educação, Elvia Sampaio, destacou a relevância da ação para o desenvolvimento dos alunos.

“A Vilinha Junina representa um momento muito especial para a nossa Educação, pois permite que as crianças vivenciem, na prática, a riqueza da cultura nordestina, aprendendo de forma leve e significativa a importância dos valores culturais do ambiente social ao qual ela está inserida. Ao integrar tradição e aprendizado, estamos fortalecemos o vínculo dos estudantes com as nossas raízes e incentivando o respeito à nossa identidade cultural. É gratificante ver o envolvimento das escolas, das famílias e, principalmente, o brilho nos olhos das crianças durante cada apresentação.”, destacou a secretária de Educação, Elvia Sampaio.